Maffalda mudou de casa! Redirecionando...

Se você não for redirecionado automaticamente, visite http://maffalda.net e atualize seus favoritos.

terça-feira, 2 de dezembro de 2003

Excuse ME!!!

E porque eu cheguei na aula de coral achando muita graça de mim mesma e me sentei do lado de uma moça que só faz rir, me aconteceu mais isso...
Maryland é um dos estados com maior população negra nos EUA (ok, eu não pesquisei isso, eu ouvi dizer). E por causa dos movimentos de direitos civis dos anos 60 e todas essas coisas, a identidade negra é muito forte: se fala diferente, se veste diferente, toda uma cultura. Tem gente que até reclama porque os negros aqui são muito "in your face". Não dá pra explicar direito, só vindo pra ver. Tem determinadas expressões que são muito típicas, como o hmm-rmmm de boca fechada que pode significar desde "de nada","eu concordo, é isso aí","sei!" (sarcástico) até "de jeito nenhum!".
A aula que estou fazendo é de tradições afro-americanas de aprendizado oral em canções de coral. Sabe aquela coisa bem igreja batista de filme? Pois é.
Aconteceu que a regente estava tentando repassar a parte das sopranos em uma música, e elas se confundiram e começaram a cantar a parte das contraltos. "Ah, vocês querem a melodia, né?". A moça que estava na minha frente falou algo como "hmmm-rmmmm, a melodia é nossa!". E eu girei meu dedinho no ar e disse "excuse ME!". As mulheres que estavam ao meu lado (as duas são negras) caíram na risada, e a moça risonha disse: "go, sister!".
Sister. Adorei.
Sis-tah!

Nenhum comentário: