Maffalda mudou de casa! Redirecionando...

Se você não for redirecionado automaticamente, visite http://maffalda.net e atualize seus favoritos.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2003

Eu sei que eu já estou enchendo o saco com a história do francês, mas deixa explicar: é um desses assuntos que saem em uma conversa e eu me prometo que vou pesquisar.
Por que diabos em francês se diz oitenta como "quatro-vinte"? Eu tinha lido algo sobre isso há um tempo, mas não me lembro onde. O máximo que achei agora foi este texto, que não esclarece muito. Estou achando que a explicação que vi antes era algo assim: o homem começou a contar com os dedos (a maioria das pessoas tem 10) e parece que os povos ali daquele pedaço da Europa usavam os do pé também, por isso o sistema numérico deles tinha base 20. Faz sentido??
Se alguém tiver mais informações, manifeste-se, por favor.

PS: Meu chute não explica o "sessenta-dez"...
PPS: Este parece ser um caso para o super-Pedro-Dória...

Nenhum comentário: