Maffalda mudou de casa! Redirecionando...

Se você não for redirecionado automaticamente, visite http://maffalda.net e atualize seus favoritos.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Nina, Ysaye, Maya.

É difícil explicar o que amo tanto nessas mulheres. Não é a cor da pele que me emociona, pelo menos não nelas. Também não é a história de vida, isoladamente. É ver que centenas de anos se condensam em algumas pessoas e se traduzem em tudo o que fazem, da voz às vestes, e ter inveja do sentir, da expressão, da majestade dos gestos.

Nina Simone eu passei a admirar depois de um filme em que a protagonista era sua fã. Banal, eu sei. Mas ela de banal não tem nada.


Ysaye Barnwell deu aulas de coral comunitário focadas na tradição oral afro-americana. As canções que ensinou fizeram caminho até mim e antes que eu pudesse perceber se instalaram com suas palavras de liberdade. Ela é parte do grupo Sweet Honey in the Rock, cujo nome é uma descrição das mulheres negras: duras por fora e doces por dentro.

Maya Angelou me acompanhou no metrô nos últimos tempos contando histórias de sua infância. Ela trata de assuntos pesados com leveza e profundamente. Eu gosto do jeito como ela escreve mas é também porque consigo imaginar o jeito como ela fala.

Ver, ouvir e ler a essas três mulheres me inspira para que eu seja, se não mais negra, pelo menos mais sábia. Oxalá!

4 comentários:

Beta disse...

Nina Simone é o que há de melhor e não perde pra ninguém no meu ipod! E nesse dito filme, qdo começou a tocar aquela musica per-fei-ta eu caí no choro!!

Sonho Meu disse...

Mulheres lindas e simplesmente brilhantes. O video é de arrepiar. que musica linda.
bjos,
me

Diogo disse...

Três Deusas! Não sei o que é mais bonito... elas ou a sua justa e linda homenagem!! Você é uma moça de extremo bom gosto! Adorei conhecer você! Gracias

Diordan!

Denise Arcoverde disse...

Que filme??????????????