Maffalda mudou de casa! Redirecionando...

Se você não for redirecionado automaticamente, visite http://maffalda.net e atualize seus favoritos.

terça-feira, 3 de dezembro de 2002

O Haroldo está cantando as maravilhas do mundo moderno, mais especificamente o Detran ter uma página que funciona. Depois que mudamos pra cá, começamos a prestar atenção no tanto de coisas que funcionam bem no Brasil - e é surpreendente. Alguns exemplos:
- Os sistemas de banco eletrônico no Brasil são muito melhores. Aqui praticamente todas as contas têm que ser pagas através do envio de cheques pelo correio. No nosso banco, se você faz um pagamento eletrônico, o que eles fazem é... mandar um cheque pelo correio! Como resultado, o processo é tão demorado quanto o "normal", com a única diferença de que você economiza 37 cents do selo, isso se o banco não cobra pelo serviço.
- Urnas eletrônicas. Desconfianças à parte, se tivessem urnas eletrônicas por aqui talvez esse retardado não estivesse no poder. Aqui é novidade. Algumas urnas foram testadas na última eleição aqui em Maryland e uma das críticas é que as pessoas não sabem usar.
- Imposto de renda: o imposto brasileiro é muito menos complicado, o programa da Receita funciona e é simples, além de ser grátis (fora o imposto, claro). Aqui há zilhões de formulários, e se você quiser usar algum programa tem que pagar (pelo programa e por envio da declaração pela internet).

Em compensação, o serviço ao consumidor no Brasil não é tão bom, o que não quer dizer que é sempre perfeito por aqui...

Nenhum comentário: