Maffalda mudou de casa! Redirecionando...

Se você não for redirecionado automaticamente, visite http://maffalda.net e atualize seus favoritos.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Щелкунчик

Falando de mudança, organização e vida simples com o Ivan LP, ele falou que sua esposa Leila ainda tem sapatilhas de balé guardadas. Eu respondi que eu também tenho, nem tendo sido uma bailarina tão dedicada quanto a Leila. É o cheiro, a textura e a lembrança. Balé é uma coisa apaixonante pelos detalhes que não se vêem na tv.

Fazia tempo que eu não via balé clássico ao vivo, mas matei um pouco da vontade no Quebra Nozes do Rio Sul. O shopping fez uma promoção dando dois ingressos para o balé, e como o Municipal está em obras as apresentações foram no próprio Rio Sul. Para ganhar ingressos, bastava gastar R$1200 em compras de Natal - coisa que meus hábitos de carmelita descalça não permitiriam - ou ser amiga de pessoas influentes. Aí vão minhas impressões...

O lugar: O estacionamento do Rio Sul vem sendo invadido há anos por mais e mais lojas (eu sou do tempo em que só tinha o quarto piso, e a Company era lá). Desta vez foi um auditório que foi montado ali, com direito a tapete vermelho para o público e tudo. Ficou confortável e acomodou todo mundo.

O público: Além da imprensa, havia muitos convidados e alguns tuiteiros: @roneyb, @claudiamello, @renata_lino, @pathaddad, @leocabral, @dj_spark. Dalal Achcar - lenda em pessoa, eu tenho uma amiga que trocou de colégio só pra ter mais tempo de fazer balé na academia dela - e Carla Camurati estavam lá também, vendo a primeira apresentação do próprio espetáculo. Todo mundo se comportou bem, menos a mãe que deixou a criança falar o espetáculo inteiro e aquela que atendeu o celular durante a apresentação. Ou serão a mesma pessoa? Já não me lembro, ainda bem.

O balé: A história é conhecida e linda. Eu tinha visto só uma vez, há muito tempo. Se não me engano, apresentaram a maior parte do segundo ato com pelo menos um número do primeiro ato intercalado, o da Colombina.

Os figurinos: Acho figurino de balé uma delícia, com todos aqueles exageros de brilhos e cores e frufrus. As fantasias eram corretíssimas, só fiquei triste porque a bailarina da dança árabe recebeu uma roupa dourada que se destacava pouco contra a pele dela, as acompanhantes tinham mais destaque em verde escuro.

O cenário: Valha-me D'us, é a única coisa que eu vou criticar com força. Poderiam ter achado uma solução simples que não fosse um painel com um monte de doces desenhados e escrito "Terra dos Doces" em letras fofinhas. Ficou parecendo festa infantil. A gente perdoa, a gente perdoa, por causa do próximo item.

Os bailarinos: Procurando bem, todo mundo tem pereba, só a bailarina é que não tem. A que fez a dança espanhola é minha preferida, mas o corpo de baile é do Municipal e se apresentou fazendo bonito. Eu me diverti vendo a força e a técnica, imaginando o treino que é preciso para saltar sem barulho, ser levantada no ar pelas costelas e sorrir o tempo todo. Bonito demais.

Adorei ter tido a oportunidade de ver esse espetáculo e, como bem lembrou a Patrícia Haddad, é louvável que um shopping premie com cultura ao invés de sortear carros e cacarecos - até porque essa promoção não dependia de sorteios.

Como eu me faço de fina mas no fundo sou jeca mesmo, depois da apresentação arruinei uma entrevista com a Carla Camurati bem atrás de mim porque comecei a bater palma durante uma conversa. Dizem que o olhar dela pra mim foi fulminante...

4 comentários:

Rodrigo Fontes disse...

Olá Maffalda! Eu li alguns posts seus, pois eu acabei de conhecer o seu blog e gostei bastante do que eu vi.

Vi o seu blog em um post do blog do meu primo (sim, de sangue), o Bruno Fontes (brunofontes.blogspot.com).

Eu gostaria de saber: o seu blog é um diário pessoal? As mensagens são tão vivas e com calor, que dá prazer ler! Infelizmente não tenho todo o tempo do mundo para ler, mas fiquei mega feliz de poder ler ao menos os 4 primeiros posts... Mas o melhor de todos é o do Natal. Lindo, simplesmente lindo!

Um abraço! Volto assim que der!

SATAN disse...

concordo forte com seu comentário no penúltimo parágrafo. é uma pena que seja uma promoção elitizada - 1.200 reais em compras no rio sul não é pra qualquer um, sorteio ou não.

ainda assim, é um ótimo, ótimo começo.

=*

Denise Arcoverde disse...

Querida, vim te deseja muitas, muitas alegrias em 2009 e agradecer por todas as dicas internáuticas que você me manda e que me são sempre úteis (acabei de fazer mais um mini studio de fotos, agora aqui na Coréia :-)

Beijocas!

Sonho Meu disse...

Olá,
quando vc vai voltar pro DC??? Aqui tá um friozinho gostoso demais.
bjs (tempao que nao te vejo)
me