Maffalda mudou de casa! Redirecionando...

Se você não for redirecionado automaticamente, visite http://maffalda.net e atualize seus favoritos.

domingo, 28 de março de 2004

Ontem, chez Amarildo:
vinho, Régis, Ana, crudités ao curry, Pablo, muitas risadas, Gastón, pizza congelada, histórias de brasileiros indo ao cinema, de amaaaaaar margarina, do JC que se estrepou todinho no filme (sem link pra não constranger ninguém), de quem conhece a sinagoga de quem.
Fomos dormir às 4 da manhã.

sexta-feira, 26 de março de 2004

De como economizar.
Tenho lido um monte de artigos sobre dinheiro, como economizar, aposentadoria, essas coisas. Não que eu esteja a ponto de me aposentar, veja bem, mas eu quando encasqueto com alguma coisa...
Já estou no ponto em que as informações começam a se repetir. É sempre a mesma coisa: preste atenção, não fique devendo, "pague" a si mesmo. Isso de pagar a si mesmo faz sentido, se a gente deixa pra economizar o que sobra no final do mês não adianta, tem que colocar o dinheiro logo na poupança e nunca mais pensar nele!
Hoje estava na livraria e vi mais um livro dos milhares sobre esse assunto, porque aqui nesta terra o povo deve até as calças. Dei uma folheada e o cara estava tentando convencer as pessoas a economizar 14 dólares por dia. E continuava: "você deve estar pensando '14 dólares por dia?? Esse cara está louco!' mas eu vou explicar mais adiante como se faz" e por aí ia.
Fechei o livro, olhei o preço. 20 dólares. That's my 14 dollars right there, mister, and then some.
Economizei!

Surreal
Entrar no laboratorio e encontrar um colega coreano ouvindo A Cor do Som, amarradao.

quinta-feira, 25 de março de 2004

Leitura à primeira vista.
Olho as minhas mãos atenta
como se pudesse contar assim
quantos átomos dela há em mim.

quarta-feira, 24 de março de 2004

Na verdade...
... as pequenas frases feitas do cotidiano são irritantes demais, como já disseram as Mothern.
Em inglês acontece a mesma coisa. Por isso fundaram o site Plain English que, entre outras coisas, publica uma lista de A a Z de expressões a serem evitadas. Não concordo com todas elas, mas uma coisa é certa: se eu conseguir usar cada uma dessas palavras na minha tese, minha orientadora vai dar pulos de felicidade. Ela adora palavrinhas empompadas.
(Dica do Régis, webmaster da MBS)

domingo, 21 de março de 2004

Um estudo de caso sobre liberdade digital.
Do blogueiro que chuta bundas e comanda o batatal.

You gotta be
You gotta be bad, you gotta be bold
You gotta be wiser, you gotta be hard
You gotta be tough, you gotta be stronger
You gotta be cool, you gotta be calm
You gotta stay together
All I know, all I know, love will save the day

segunda-feira, 15 de março de 2004

Eu vou viver 91,5 anos.

Alguma coisa funciona muito mal na minha cabeça. Eu não penso mais "hmmm, eu gostaria de saber mais sobre este assunto".
Eu penso o que eu vou digitar na janelinha.

Pensamento positivo anti-encasquetativo:
- Não encasquetar, não encasquetar, não encasquetar...
Não está funcionando!

domingo, 14 de março de 2004

A minha prima Belezinha está pensando em me convidar pra ir pra California no verão. I'm very very very excited about it. Tenho que começar a fazer planos, ver como posso fazer pra despistar meus orientadores aqui...

Brilhando pela minha presença
Fui jantar, afinal, com os amigos confusos. Lá pelas tantas começaram a debochar da gente porque não escrevemos de volta, etc, etc. E eu quieta. Quando terminei de comer e ninguém mais poderia dizer que meu chilique era de fome, subi nos tamancos e rodei minha baiana portenha: "si pueden parar con los comentarios tontos lo agradezco, porque a mi no me hace la más mínima gracia. Que se vayan todos a cagar.".
Bonito, hein? Eu tinha que ter fotografado as caras quando eu disse isso.

Na verdade, eu não fui tão indelicada quanto parece. E ainda consegui a façanha de mandar o recado pra uma pessoa através da outra. "Fulana, odeio quando você faz isso" quando quem faz mesmo é a Beltrana, que está no canto encolhida com uma cara de terror percebendo que melhor não facilitar. Essa!

sábado, 13 de março de 2004

crystal heart
Heart of Crystal


What is Your Heart REALLY Made of?
brought to you by Quizilla

sexta-feira, 12 de março de 2004

Deixa eu reclamar um pouquinho.
Digam se eu estou doida.
Não sou a melhor anfitriã do mundo, mas pelo menos sei que se eu quero programar uma festa ou uma "balada" devo consultar duas ou três pessoas próximas quanto a uma possível data. Depois eu decido onde e a que horas e mando um convite com antecedência. Quem puder ir, vai. Quem não puder, oh, foi mal aí, fica pra próxima. Se for meu aniversário, melhor ainda, eu assumo que têm que fazer minhas vontades e pronto.

O que não dá é você mandar um email numa sexta-feira, dizendo que seu aniversário é na quarta seguinte e propondo uma saída para a próxima sexta. Mas não diz onde nem a que hora. O email foi para 7 pessoas. Aí as pessoas começam a trocar idéias desesperadamente com emails mandados a todos, sugerindo restaurantes, teatros, não teatro eu não posso, quem dirige, blá, blá, blá. E, se por educação ou conformidade com os planos sendo feitos, alguém não responde, você manda um email reclamando que "Fulano e Beltrana brilham por sua ausência", um jeito sarcástico de dizer que eles não estão te dando bola quando é óbvio e evidente que eles têm a obrigação e o dever, como amigos, de escrever alguma idiotice só pra participar dessa loucura toda. Aí, na sexta mesmo, juro, na sexta de manhã, depois de uma semana de caixas postais cheias e sacos arrebentados, você decide a que horas e onde vocês vão se encontrar, e acrescenta: "Fulano e Beltrana, vocês já fizeram as reservas?", ignorando solenemente que se o Fulano e muito menos a pobre Beltrana não sabiam o que o você estava pensando nessa sua cabeça louca, como é que eles iam fazer a *&&^&(*& da reserva?

Ok. Desabafei.

Um diálogo antes de dormir.
- Do que você está rindo?
- Nada, meu pé está super gelado e eu estou lembrando dessa moça que contou no blog dela que conhecia um mocinho que estava sempre a 38 graus.
- Eita. Quem é essa?
- Uma moça de um blog. É mais engraçado ainda porque ela escreve com sotaque, um sotaque lindo.
- Ah, aquela que mora em Lampião City?
- ... É!

A gente pensa que ele não está prestando atenção, mas ele está, sim.

quinta-feira, 11 de março de 2004

Helwise já foi um nome comum. Mas, também, Diot Coke já foi nome... (via Pedro Dória)

quarta-feira, 10 de março de 2004

Claro, o fato de o meu apelido ser o nome da personagem principal do Quino e eu ter me casado logo com um argentino foi coincidência pura.
E esqueci de dizer que a epígrafe da minha tese foi ela:

Quase.
Sábado fui a uma festa e vi o cara que poderia ter sido meu orientador se eu tivesse continuado na Física. Mais cool, impossível. Eu teria o maior orgulho de apontá-lo como meu professor, o cara é figura até não poder mais, super simpático e tem um trabalho muito interessante.
Mas não foi. Minha escolha foi feita e eu não me arrependo. Muito.

segunda-feira, 8 de março de 2004

De como virei Maffalda.

Quem dera fosse pelo Quino. Ou pensando bem, não, não queria ser parecida com ela!
É por causa da Eloísa Mafalda. Minha prima me chamava assim porque meu nome é Heloisa. Depois ela desistiu e começou a me chamar de Lolô Madureira - esse eu não tenho a menor idéia de onde ela tirou.
Nunca dei muita importância ao apelido, até que lá pelos 15 anos, nas nossas viagens de verão, a Lindona e eu estávamos conversando sobre alteregos. As nossas, dizíamos, tinham que ser menos boas-moças e mais poderosas que nós. A "outra" da Lindona (que se chama Marcia na verdade) se chamava Iures. E eu, naquele momento, batizei a minha de Mafalda.
Mafalda e Iures não aprontaram muito juntas, afinal, mas eu guardei o nome com carinho. Já na faculdade, entrava nos jogos em rede dos meninos da computação com esse nome e dizia que ela era uma bruxa. Foi por isso que o Nalon fez esse desenho lindo da bruxinha aí do lado pra mim.
Não consegui registrar o nome no blogspot, por isso que dobrou-se o f.
Essa é a história. Desapontados?

quinta-feira, 4 de março de 2004

Espíritos opostos
Luís Fernando Veríssimo, no Globo, 4 de março de 2004.

Não houve muita política na última entrega dos Oscars. Uma piada do Billy Cristal aludia aos privilégios que Bush teve durante o seu serviço militar e o diretor do documentário premiado sobre Robert MacNamara e o envolvimento americano no Vietnã disse temer que o país estivesse entrando em outro buraco parecido, no Iraque. No ano passado as críticas a Bush e à guerra foram aplaudidas e vaiadas. Este ano não houve vaias.
***
A guerra do Iraque pode ser menos discutida, nas próximas eleições americanas, do que uma outra questão quente: casamento entre gays, sim ou não? É uma discussão engraçada, porque as posições de lado a lado tendem a ser invertidas, sem trocadilho. Os gays, no caso, são mais conservadores do que seus críticos, pois lutam para preservar e prestigiar uma instituição que parecia estar agonizando, vítima da nova moral sexual. Em muitos casos o que os parceiros buscam é uma formalização legal da união para fins de sucessão etc., mas na maioria dos casos — imagino — o que querem é uma sagração matrimonial como a dos seus pais, com toda a sua carga de tradição e emoção. Véu, grinalda e gravatas prateadas opcionais.

As objeções religiosas a casamentos entre pessoas do mesmo sexo também são paradoxais. Em toda ligação homossexual — ou homoerótica, porque o mundo está cheio de ligações homossexuais que não sabem que são — existe um componente “feminino” e um componente “masculino”, mesmo que imprecisamente definidos por características de personalidade e comportamento. E na medida que personalidade e comportamento expressam o “espírito” de alguém, para usar outro termo indefinível, todas as uniões sexuais são entre “homem” e “mulher”, mesmo quando os corpos são do mesmo gênero. O espirito é a pessoa, segundo o ensinamento religioso, não o seu corpo transitório. Mas nenhuma religião quer saber de espíritos de sexos opostos se amando e fazendo arranjos domésticos “normais”. Sua crítica parece materialista e contraditória. Mas como não sou nem gay nem religioso, longe de mim esse cálice de confusão.

O mais curioso de tudo é a nova avidez das pessoas por parâmetros formais e cerimônia. Ouço dizer que foi por insistência dos alunos que as solenidades de formatura que, misericordiosamente, se encaminhavam para uma depuração sensata e para a brevidade, voltaram a ser como eram antes, pesados e palavrosos rituais de passagem com beca e tudo. Agora, quando o casamento parecia a caminho de se tornar obsoleto, substituído pela coabitação sem nenhum significado maior, chegam os gays para acabar com essa pouca-vergonha.

Estou condenada a ser blogueira de fim-de-semana???

quarta-feira, 3 de março de 2004

Achei uma nota com o carimbo do site Where's George?!

terça-feira, 2 de março de 2004

Tô me devendo dois posts. Um sobre o meu apelido, a propósito da pergunta que o Marcelo fez. Outro sobre pensamentos aleatórios desses que a gente tem quando tem muuuuito sono. Mas depois eu escrevo que tenho um amigo esperando, "bobo, feio e chato e retardado mental" mas que eu também adoro!

Troca de insultos entre amigos é o que há de bocoió, verdade seja dita.